O Poder Mágico das Perguntas na Vida de uma Mulher
- janiswomen
- 30 de jan.
- 2 min de leitura

Somos Curiosas
Desde pequenas, somos curiosas por natureza. Fazemos perguntas sobre tudo e aprendemos muito com isso. No entanto, à medida que crescemos, vamos perdendo essa capacidade pois vamos sendo desencorajadas a perguntar. Somos muitas vezes repreendidas por isso pois, enquanto éramos pequenas essa característica era apelidada de “muito curiosa e “muito esperta”, quando mais velhas transforma-se num rotulo de “intrometida” e “sabichona” e isso são qualidades muito pouco apreciadas nas mulheres pela sociedade.
Não se esqueça que: Manter a curiosidade viva é indispensável para continuarmos a aprender. Tente manter intacta esta característica e dedique alguns minutos do seu dia a aprender qualquer coisa nova.
Exemplo: Pessoalmente não percebo nada de abelhas, mas gostaria de ter colmeias, decidi que tinha de aprender os básicos da apicultura e frequentei uma aula on-line de 2 horas em horário pós-laboral. É um esforço, mas trará conhecimentos que de outra forma não alcançaria.
"Não Sei" é uma boa resposta!
Fomos ensinadas que ao admitir que não sabemos revelamos fraqueza ou incompetência. Não é verdade, pelo contrário. Quando conseguimos ultrapassar essa dificuldade e admitimos que sobre determinado assunto não sabemos, estamos a demonstrar um elevado grau de coragem e de sabedoria. Nessas circunstâncias pergunte e aprenda algo que até aí não sabia. Ninguém sabe tudo.
Não se esqueça que: Fazer perguntas é das maneiras mais fáceis de aprender e fazer perguntas é um sinal de inteligência. O Albert Einstein dizia que “Não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas”. Devemos seguir o seu sábio conselho.
Exemplo: Quando chegam novas pessoas para trabalhar na minha equipa, a primeira coisa que tento criar é um ambiente propicio que incentive as perguntas. Eu própria, tento dar o exemplo em situações reais, de revelar que não sei sobre algum tema e perguntar por ele.
Os benefícios de fazer perguntas?
Aprendizagem: Quando fazemos as perguntas certas e recebemos uma boa resposta ficamos com um conhecimento mais profundo sobre determinado assunto que nos pode ajudar a desempenhar melhor o nosso trabalho seja profissional ou familiar. As dicas de algumas amigas sobre como facilitar a nossa rotina familiar podem preciosas.
Não se esqueça que: Quando fazemos uma pergunta e alguém nos explica como funciona algo que desconhecíamos, ficamos com mais ferramentas para o futuro.
Exemplo: Quando converso com os meus amigos, tento colocar-lhe o máximo de questões sobre aquilo que eles fazem para aprender sobre novos conceitos.
Conclusão
Fazer perguntas é uma ferramenta poderosa para o empoderamento feminino. Isso nos ajuda a crescer profissionalmente, adquirir novos conhecimentos, fortalecer relacionamentos e nos tornarmos mais confiantes.
Então, da próxima vez que sentir aquela hesitação, lembre-se de que perguntar é um sinal de força e vontade de aprender!
Faça perguntas, a começar por aquelas que lhe revelarão o projeto Janis!
Comments